O que é?

É um método de introdução alimentar em que o bebê leva sozinho o alimento à boca. É uma auto alimentação, onde ele explora o alimento com as próprias mãos em diversos sentidos, texturas, cheiros e sabores.

Quando começar?

A maioria dos bebês está pronta para começar a introdução alimentar aos 6 meses de idade, quando eles já conseguem sentar-se sozinhos, segurar objetos com as mãos e o intestino está preparado para receber novos alimentos. 

O bebê pode engasgar?

Muitos pais se preocupam com esse risco. Embora esse método pareça arriscado, há mais motivos para pensarmos que o bebê tem menos risco de engasgar quando estão no controle do que quando são alimentados com a colher. Estando em posição vertical, sentado na cadeirinha, em ambiente adequado, sem distrações e com cortes apropriados (alimentos em hastes, compridos, de forma que ajude o bebê a pegá-los) a chance de engasgo é mínima.

Vantagens:

Há inúmeras vantagens neste método de introdução alimentar, entre elas: o desenvolvimento de habilidades motoras, maior controle do apetite – saciedade, boa aceitação e com isso menor seletividade, melhor qualidade e uma forma mais natural e prazerosa de alimentação junto à família.

Preocupações:

Por ser um método relativamente novo, não há muitos estudos comprovando sua eficácia. Por depender da habilidade e motivação para a auto alimentação, não temos 100% certeza da adequação de nutrientes.

Para finalizar, não apresse seu bebê. Deixe-o levar seu tempo para comer. Não o obrigue a comer, com prêmios, castigos ou ameaças. Cada criança tem seu tempo de aprender! O importante é sempre oferecer alimentos saudáveis.

Compartilhe.

Sobre o Autor

Sou Camila Garcia, nutricionista especialista em Nutrição Materno Infantil. Formada em nutrição pela PUC-Campinas e pós-graduada em saúde e nutrição infantil pela Unifesp. Minha missão é ajudar mães a compreenderem a importância da alimentação dos bebês desde os primeiros contatos com os alimentos. E que minha vivência e experiência profissional sirvam de inspiração e sejam um facilitador na maneira como lidam com a alimentação do seu pequeno!