Num livro, tudo é possível. A partir desta premissa, a autora Carolina Michelini e o ilustrador Michele Iacocca nos levam para acompanhar o gato Modesto numa viagem com a família para um casamento no interior. Este é o tema central de Ah, se eu pudesse falar! De olho no desperdício, publicado pela Moderna. A viagem em si pode parecer corriqueira, mas certamente não é assim para Modesto. E para mostrar o quão enriquecedora é a experiência, ele até se dispõe a falar com o leitor.

Aliás, de modesto o gato não tem nada. Logo no começo da história, ele já se define como esperto, inteligente, ágil e asseado, “tudo na medida certa”. Defeitos? Estes estão concentrados em seu colega Leão, que, apesar do nome, é o cachorro da família. Eles brigam feito cão e gato (não poderia ser diferente, né?), mas se gostam. E se tem uma qualidade que o gato se gaba mais, é a de ser observador. Tanto observa que está sempre analisando o comportamento da família, composta de um pai que trabalha numa empresa de cosméticos, uma mãe dona-de-casa e três filhos: uma menina de 12 anos, um menino de 9 e um bebê.

Modesto não entende por que a família sempre quer ter mais do que tem. Enquanto todos – até o bebê – ficam assistindo TV cobiçando o que aparece no comercial, o gato apenas curte o momento de ficar com eles ganhando carinho no sofá. A partir dessas constatações cotidianas, o personagem principal traz o leitor para um debate sobre o consumismo e sobre o desperdício em nossos dias, possibilitando uma consciência sobre a sustentabilidade.

No entanto, em uma dessas noites no sofá, chega um convite inesperado. O primo do interior vai casar. É hora de fazer as malas – e ir fazer mais compras. É… parece que essa viagem vai ser cheia de lições para todos.

Ficha técnica

Título: Ah, se eu pudesse falar!
Autor: Carolina Michelini
Ilustradora: Michele Iacocca
Páginas: 48
Preço sugerido: R$ 49

Compartilhe.

Sobre o Autor