É comum que durante os primeiros anos do ensino fundamental, algumas dificuldades para aprender a ler e escrever fiquem evidentes em crianças com histórico de atraso de fala ou que apresentem casos de problemas de aprendizagem na família. Basicamente definido como um distúrbio percebido de forma mais evidente durante o processo de alfabetização, a dislexia abrange alterações na leitura, escrita e soletração ou uma combinação de todas essas etapas, em pessoas com inteligência normal ou ainda acima da média.

É como se uma região cerebral responsável pela análise de palavras representadas graficamente não fosse ativada em crianças disléxicas e o distúrbio ainda pode ser hereditário, mas existem algumas maneiras simples de detectar.

A criança que é muito esquecida, demora muito para começar a falar, tem a pronúncia errada e ainda apresenta dificuldade em aprender cores, números, identificar as letras do próprio nome, tem dificuldades com noções espaciais e temporais, já deve começar o tratamento para minimizar os sintomas.

É importante estar atento a cada fase do desenvolvimento infantil e assim conseguir identificar os sintomas que podem sinalizar o problema. O diagnóstico deve ser realizado em equipe multidisciplinar. Alguns primeiros sinais que podem indicar algo errado e podem ser percebidos pelos pais:

No processo da alfabetização Após os 7 anos Dos 8 aos 12 anos
Dificuldades:

Na fala;

Para aprender o alfabeto;

Escrever letras e números;

Segurar no lápis;

Rimar;

Orientação temporal (ontem, hoje e amanhã).

 

Dificuldades:

Memória prejudicada,

Lentidão ao fazer os deveres escolares;

Omissão de letras;

Nível de leitura abaixo do esperado para série e idade;

Não soletra palavras;

Orientação de direções como direita e esquerda.

Dificuldades:

Confusão na sonoridade de palavras;

Falta de memorização de datas, nomes ou números de telefone;

Omite sílabas;

Substituição de palavras difíceis;

Erros de ortografia;

Medo de ler em voz alta.


Ainda para identificar quais são as idades limites para aquisição dos sons da fala, alguns parâmetros podem ser comparados ao que se espera de uma criança. Confira:

Idade: A criança já deve pronunciar os fonemas / palavras:
2 anos P, T, K, B, D, G, M, N.
3 anos F, S, V, Z, L.
3 anos e 6 meses NH, CH, J, LH, RR.
4 anos r “barata”; {S} “pasta”; {R} “porta” 
4 anos e 6 meses Grupos consonantais com r e com l. “trem”, “placa”.
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Sobre o Autor

Me chamo Ana Lúcia Duran e sou fonoaudióloga clínica graduada pela UNIFESP/ Escola Paulista de Medicina e pós graduada em psicomotricidade. Atuo na área educacional e sou responsável pelo projeto oficina de linguagem do colégio Cermac/ vencedor do PNGE – Prêmio Nacional de Gestão Educacional/2015.