De acordo com especialistas em infância, a chupeta, um dos itens que surgiram para fazer parte da vida das crianças durante o século XX , é dada para os bebês como uma forma de acalmá-las. Durante a fase oral (dos 0 aos 2 anos de idade) a criança tende a associar a sucção com afeto, segurança e relaxamento por obter isso no seio da mãe.

Mas se o uso da chupeta for prolongado por muitos anos a criança pode desenvolver problemas orais, prejudicar e/ou atrasar a fala, o desenvolvimento dos dentes e a mordida.

Se o seu bebê já usa a chupeta, aqui vão algumas dicas para tirá-la do dia a dia dele sem sofrimento e que foram especialmente tiradas da animação “As Aventuras de Lelé”, sucesso com mais de 2 milhões de visualizações e especialmente voltada para a primeira infância:

  • conscientizar a criança de que a chupeta pode não ser saudável para ela e fazer com que ela participe do processo de largar o uso, estabelecendo junto com ela horários e locais para usar e guardar;

  • evitar dar a chupeta se a criança ainda não pediu por ela;

  • distrair a criança em momentos de tensão, dor, medo ou outras situações em que ela costuma pedir pela chupeta;

  • elogiar e incentivar a criança quando ela tiver diminuído a rotina da chupeta;

  • criar uma data especial para a despedida da chupeta, criando uma história lúdica para que a criança aceite mais facilmente abrir mão da chupeta.

As dicas são inspiradas nas vivências de Lelé, o coelhinho esperto e seus amiguinhos, idealizadas pelo pediatra Fábio Bozelli e produzidas pelo Estúdio Bicharada. As animações possuem mais episódios com dicas sobre medos e angústias dos pais e das crianças.

Sobre As Aventuras de Lelé

Criado pelo publicitário Caio Trevisan Aidar e pelo pediatra Fábio Bozelli, a animação tem o objetivo de ajudar pais, mães e filhos a terem uma vida mais informada, saudável, feliz e menos ansiosa. Feito para crianças de 1 a 5 anos, o desenho possui mais de 1,5 milhões de views no Youtube, com episódios de 1 a 3 minutos de duração em média.

Compartilhe.

Sobre o Autor