Durante o mês de fevereiro, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo traz ao público o programa Contatos com a arte, composto por ações pensadas para fomentar as diferentes expressões artísticas e abordagens pedagógicas por meio de atividades paralelas às exposições do museu, oficinas e encontros.

A programação intitulada Volta às aulas, do MAM Educativo, é direcionada a educadores, professores, universitários e outros interessados no tema.

As atividades são gratuitas mediante inscrição pelo site: http://bit.ly/ContatosVoltaAulas20.

Confira a programação completa:

01/02 | sábado, das 15h às 17h
Somos todos riscadores, com a Escola da Floresta
Local: Ateliê Educativo
Até 15 participantes
Encontro prático e reflexivo sobre o desenho como ferramenta investigativa do pensamento e pedagógica nos processos de aprendizagem de linguagens diversas. Serão abordadas questões relacionadas ao desenho e sua conexão entre o que pensamos e sentimos. O encontro é mediado pela Escola da Floresta, projeto do artista e educador Fábio Tremonte, que atua em colaboração com instituições, curadores e outras iniciativas no eixo arte e educação.

04/02 | terça-feira, das 15h às 16h30
Visita à exposição Antonio Bandeira com a curadora Regina Teixeira de Barros
Local: Exposição Antonio Bandeira, sala Milú Villela
Até 30 participantes
Percurso com a professora, crítica e curadora da mostra Regina Teixeira de Barros. A exposição Antonio Bandeira reúne um conjunto de cerca de 70 obras — telas, guaches e aquarelas –, abarcando diferentes momentos da produção artística do artista, das primeiras pinturas figurativas às grandes telas de densas tramas e gotejamentos dos últimos anos.

05/02 | quarta-feira, das 10h30 às 12h
Ateliê Educativo: narrativas fantásticas e livro-objeto-livro
Local: Exposição Livros de artista da Biblioteca do MAM, sala Paulo Figueiredo
Até 20 participantes
Experiências elaboradas para a exposição Livros de artista da Biblioteca do MAM, em um espaço de atividades educativas para experimentar o fazer artístico nas exposições do museu. A experiência poética Narrativas fantásticas é a criação de um livro de artista por meio do jogo surrealista cadavre exquis, uma criação coletiva que subverte o discurso literário convencional, pela reunião de imagens, frases e/ou textos de modo rápido e espontâneo. A proposta Livro-objeto-livro conta com intervenções artísticas em pequenos catálogos e objetos como capas de CD, em exercícios de corte, colagem e pintura que criam objetos-livros tridimensionais.

05/02 | quarta-feira, das 19h às 20h30
A pintura de Antonio Bandeira: entre a abstração e a figuração | Encontro com o artista Paulo Pasta
Local: Auditório Lina Bo Bardi, MAM São Paulo
Até 200 participantes
Neste encontro, o artista Paulo Pasta se propõe a abordar as particularidades da pintura de Antonio Bandeira, bem como as de sua época, com relevância à maneira como o pintor mantinha sua referência à figuração, ao mesmo tempo que construía um espaço abstrato. Abrindo um debate para questões mais gerais sobre pintura, o artista também abordará seu próprio trabalho como pintor.

06/02 | quinta-feira, das 15h às 16h30
Experiências poéticas no escuro: light painting e histórias no escuro
Local: Caixa Escura, exposição Antonio Bandeira, sala Milú Villela
Até 15 participantes
A partir das abstrações de Antonio Bandeira, as experiências poéticas aqui propõem trazer as obras expostas para a tridimensionalidade, como possíveis narrativas para suas leituras. Com o movimento do corpo e o espaço ao seu redor para pintar com uma matéria prima imaterial, a luz, são produzidas imagens a partir da técnica fotográfica de lightpainting: pintura com a luz. E como grande parte das magias e brincadeiras da infância que acontecem no escuro, narração de histórias que têm o escuro como o seu elemento principal.

07/02 e 08/02 | sexta, das 14h às 16h e sábado, das 10h30 às 12h30
Voz e cantos tradicionais, com Sandra X
Local: Ateliê Educativo
Até 15 (sex) e 30 (sáb) participantes
Oficina de voz e canto com a compositora e performer Sandra X a fim de preparar a voz do professor e educador na sua prática diária. Com aquecimento, respiração técnica vocal e canto tradicional, serão trabalhados a percepção corporal para exercício do sistema respiratório e vocal, exercícios para a extensão vocal e apoios da espontaneidade da fala, e cantos do Brasil que costuram questões técnicas e culturais.

Serviço:

Programação de volta às aulas: Contatos com a arte
MAM Educativo | MAM São Paulo
Datas: 01 e 04 a 08 de fevereiro
Local: Museu de Arte Moderna de São Paulo
*As atividades são gratuitas mediante inscrição pelo site: http://bit.ly/ContatosVoltaAulas20
Endereço: Parque Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portões 1 e 3)
Horários: terça a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h)
Telefone: (11) 5085-1300
Estacionamento no local (Zona Azul: R$ 5,00 por 2h)
Acesso para pessoas com deficiência

Compartilhe.

Sobre o Autor