Joana tem uma nova colega de classe chamada Ileana. Ela e a família são refugiados que, após dura travessia pelo oceano, chegam a outro país. Superando a barreira da língua, as duas garotas de culturas distintas tornam-se amigas e compartilham histórias e brincadeiras, a princípio por meio de gestos e desenhos, depois por palavras e gostos comuns como o céu.

As duas amam o céu noturno e refugiam-se, sonhadoras, na observação das estrelas. “Refúgio”, de Sandra Le Guen e ilustração de Stéphane Nicolet, é o lançamento da SM Educação voltado ao público infantil, que conta uma história delicada e sensível sobre exílio, migração, empatia, amizade, família, resiliência, adaptação, acolhimento das diferenças e sonhos.

O livro aborda temas éticos, sociais e urgentes, como a questão dos refugiados, de forma pertinente ao universo infantil e a partir do olhar de uma criança. Pela riqueza de elementos textuais, a narrativa propicia atividades e leitura mediada e/ou compartilhada em sala de aula ou em casa.

O interessante jogo de palavras com o título Refúgio (local de acolhimento, proteção), que remete ao verbo refugiar (ou seja, retirar-se para lugar em busca de segurança, proteção) ressalta a perspectiva do acolhimento, que é um dos principais fios condutores da narrativa. A metáfora do céu como refúgio, sem barreiras ou fronteiras, complementa essa ideia e ressalta o lado poético da astronomia.

As ilustrações delicadas e cheias de detalhes de Stéphane Nicolet, criam uma sofisticada narrativa em imagens, suscitando curiosidade, favorecendo a apreciação estética e a imaginação, ao mesmo tempo que complementa e expande os sentidos da narrativa textual.

Ficha Técnica

Título: Refúgio
Autora: Sandra Le Guen
Ilustrador: Stéphane Nicolet
Tradutor: Cláudio Figueiredo
Coleção: Tatu-bola
Segmento: Infantil Anos escolares/ Faixa etária: 3º e 4º anos/ a partir de 8 anos
Disciplinas: Língua Portuguesa
Edição/Data: 1ª edição 2021
Editora responsável: Graziela Ribeiro dos Santos
Formato: 18 x 23 cm
Quant. de páginas: 32
Acabamento: Brochura com laminação fosca

Compartilhe.

Sobre o Autor