Nada é capaz de tirar mais o sono de uma mãe do que a insônia do seu bebê. Como evitar que isso se torne um pesadelo?

Para um sono perfeito precisamos considerar a sua qualidade e a sua quantidade de acordo com cada idade. E isso é fundamental para o crescimento e o desenvolvimento saudável da criança, tanto do ponto de vista cognitivo quanto físico, pois isso está diretamente ligado ao desenvolvimento emocional, ao comportamento e a atenção da criança. Além do papel importante do sono na imunidade, pois é durante ele que nosso organismo reorganiza o sistema imune.

Uma estimativa que mostra que 30% das crianças com até 12 anos de idade sofrem com distúrbios do sono. Independente da sua rotina diária, ela está ligada em especial ao comportamento noturno. E o problema aumenta, quando se trata de bebês. Em torno de 40% tem algum distúrbio do sono; e nos casos mais graves, este problema afetará diretamente o seu desenvolvimento.

As Causas:

As causas principais dos Distúrbios de Sono de bebês e da criança são:

  •  Insônia: que se caracteriza por dificuldade de iniciar o sono, manter-se dormindo com qualidade ou acordar antes do horário desejado. É preciso que aconteça três vezes na semana, no mínimo, para que possa ser considerado insônia.
  • Síndrome das pernas Inquietas
  • Distúrbios do ritmo circadiano do sono e vigília

Diagnóstico e Tratamento Médico

Na década de 90 foram realizadas pesquisas que vieram a ser publicadas na Comissão Nacional de Pesquisas em Distúrbios do Sono, nos Estados Unidos, apontando que esses distúrbios raramente eram diagnosticados nas consultas pediátricas.

É evidente que problema é uma questão médica, mas muitos pais ignoram ou desconhecem esse fato. Pais e médicos têm como responsabilidade identificar os sintomas para um diagnóstico assertivo.

Para isso, o diagnóstico necessita de uma boa coleta de informações sobre os sintomas que a criança apresenta e as dificuldades encontradas. Um diário sobre o sono é ideal para auxiliar,  pontuando dias de sono adequado ou sobre os distúrbios encontrados. Mas se faz necessária uma avaliação completa do paciente, visto que nem toda insônia é de origem primaria, podendo ser secundária a outros transtornos que também necessitam de avaliação e tratamento.

No geral, há dois  seguimentos  de tratamento, o comportamental e o medicamentoso. O comportamental, inclui:

  • Higiene do Sono, que é o preparo do bebê/criança para dormir; manter uma rotina para o banho, massagens, dar a última mamadeira. Um detalhe muito importante é que tudo seja feito sempre no mesmo horário, mantendo uma mesma rotina diária.
  • Técnicas Comportamentais; essas técnicas devem ser feitas em conjunto com a família, os pais ou os cuidadores, e pode ser necessária a ajuda de um profissional.

A segunda linha de tratamento é a medicamentosa, que nada mais é que a intervenção com medicamentos, que deve ser feita, sempre indicada e acompanhada de um psiquiatra infantil, até que o problema seja resolvido. Os medicamentos devem ser feitos em conjunto com a higiene do sono e as técnicas comportamentais.

Normalmente, quando é implementada uma rotina para o sono da criança, em especial do bebê, ele passa a se acostumar a dormir no mesmo horário, passando a criar esse hábito e em breve, poderá adormecer sozinho, sem nenhuma necessidade de medicamentos, se for o caso.

Compartilhe.

Sobre o Autor

Médica psiquiatra com especialização em psiquiatria infantil e adolescência pela UNICAMP. Trata infância, adolescência, adultos e também cuida dos transtornos peri-parto. Instagram: @prisciladossipsiquiatra Whatsapp: 67 9994-4561 CRM-MS: 7271 RQE: 5944/5945