Embora não seja comum como a depressão em adulto, a depressão infantil é uma realidade. As crianças também sofrem com a depressão e por isso, ao menor sinal, precisam ser diagnosticadas e, se confirmada a depressão, precisam ser tratadas adequadamente.

Não existe um consenso sobre a idade em que a depressão se manifesta na criança. Estudos já mostraram que a depressão na infância pode se manifestar já aos 3 anos de idade, outros estudos apontam aos 5 anos. Mas é no início da adolescência, entre os 12 e 15 anos, que temos a fase mais crítica, podendo inclusive surgir com o risco potencial de suicídio.

Quanto menor é a idade, mais dificuldade a criança tem de descrever os seus sentimentos. E com essa dificuldade de se expressar, em geral, a criança pode somatizar o problema. Por exemplo; a criança pode reclamar de dores no corpo, escondendo o real problema. Diferente dos adultos, os sinais de depressão nas crianças são diferentes, por isso é preciso ficar atento.

Causas e Diagnóstico

Não existe uma causa única para a depressão, elas são variadas, incluindo fatores genéticos e ambientais; ambiente familiar desestruturado, abusos, privações ou perdas familiares vivenciadas muito cedo.

Em se tratando de criança o diagnóstico é mais complicado; vai depender da sua idade e da sua maturidade. Alguns comportamentos podem indicar sinais de depressão, mas não são definitivos, como por exemplo, a birra, que é natural em certa idade. O Diagnóstico é clínico, muitas vezes é feito através de uma avaliação interdisciplinar com diferentes profissionais, dentre eles o neurologista Infantil e a Psicóloga. O ideal é que haja também medidas que possam envolver a família.

Sinais e Sintomas

Dores no corpo, fazer xixi na cama com frequência, Irritabilidade, cansaço, medos, não ter mais prazer em brincar, isolamento, variações de peso e dificuldades de concentração.

Tratamento

O Tratamento é clínico com terapias que envolva a criança, a família e também a escola. O tratamento medicamentoso deve ser acompanhado pelo neuro/psiquiatra infantil, quando se tratar de casos mais graves.

Compartilhe.

Sobre o Autor

Médica psiquiatra com especialização em psiquiatria infantil e adolescência pela UNICAMP. Trata infância, adolescência, adultos e também cuida dos transtornos peri-parto. Instagram: @prisciladossipsiquiatra Whatsapp: 67 9994-4561 CRM-MS: 7271 RQE: 5944/5945