Durante o período escolar, muitas famílias seguem um cronograma de horários para realizar as tarefas diárias com as crianças, como a hora de acordar, das refeições, do banho e de dormir. Entretanto, com as férias, essa rotina tende a mudar e, com isso, chegam as dúvidas em como manter a qualidade do sono dos pequenos e se é correto mudar o horário de ir para cama no período.

Segundo Danielle Cogo, especialista em sono e consultora da Philips Avent, mesmo durante as férias as crianças precisam manter as suas rotinas. “Quando se trata de uma viagem, por exemplo, haverá quebras e mudanças nos horários das atividades do dia a dia. Entretanto, em casa, o ideal é seguir o cronograma. Com isso, as crianças sentem-se mais seguras e menos ansiosas, o que regula os níveis de cortisol, garantindo mais qualidade no sono dos pequenos”, completa a especialista.

Caso a rotina precise mudar, Danielle reforça que o ideal é retornar com os horários que a criança tem na escola, pelo menos, 10 dias antes do fim das férias escolares. “Deixar para voltar com os hábitos diários dois dias antes da volta às aulas, por exemplo, não irá preparar o corpo e organismo da criança para esse retorno, o que pode deixar os pequenos cansados e desatentos durante os estudos”, explica.

No entanto, a especialista afirma que não há uma receita pronta, pois cada criança é única e tem as suas próprias características. “É importante lembrar que independente da criança e da fase em que ela está vivendo, as suas necessidades de sono precisam ser respeitadas. Às vezes, os pais marcam compromissos para a criança, como uma consulta médica, por exemplo, e pensam: ele dorme no carro ou quando voltarmos para casa, sem levar em consideração que o sono é tão importante quanto a alimentação. Ambos são vitais e precisam de atenção especial”, esclarece Danielle.

De acordo com a especialista, a rotina mais indicada para as crianças é aquela que respeita as necessidades de cada indivíduo. “A rotina de sono dos filhos não deve ser a mesma que a dos pais, as necessidades são diferentes. Não é justo eu pegar um adulto e colocar ele em uma rotina infantil, então, por que seria justo colocar uma criança em uma rotina adulta? Um bebê, por exemplo, não pode entrar na mesma rotina de sono dos pais. Cada um deve ter a sua”, explica. 

Danielle reforça ainda que manter uma rotina para dormir é saudável não apenas para as crianças, mas para os adultos também. “Independente da idade, o sono de qualidade é extremamente importante para a saúde de todos. Muitos adultos sofrem de insônia por não terem uma boa rotina de sono, o que influencia em nosso organismo e, até mesmo, em nossa saúde”, esclarece a especialista.

Sobre a especialista:

Danielle Cogo é especialista em sono e parceria da Philips Avent. Com Certificação Internacional pelo Instituto Internacional de Maternidade de San Francisco – Califórnia; Danielle é certificada pela Universidade de São Paulo (USP) em “Medicina do Sono”; com curso de aperfeiçoamento em “Sono e Obesidade” pela Learncafe, em “Apneia Obstrutiva do Sono” pelo Instituto Esraelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e como “Educadora de Envolvimento Familiar” pela Universidade de Harvard. Danielle é técnica em polissonografia pela NiCs, além de pós-graduada em Transtorno do Espectro Autista. Por mais de cinco anos, a especialista atuou na área de pesquisa clínica com estudos pediátricos e é proprietária do Instituto Assessoria Mamãe.

Compartilhe.

Sobre o Autor