Apraxia é uma condição neurológica que incapacita uma criança de falar corretamente as palavras.

O ato da fala já é altamente sofisticado. Esse é um processo cerebral que envolve músculos da boca, da face, da língua, do palato e da faringe. O controle motor da fala é complexo e depende de mecanismos cerebrais específicos, por isso, acredita-se que nos quadros de apraxia estes mecanismos não conseguem se integrar, gerando falhas no processamento, no planejamento e na execução da fala.

Dificuldades e atrasos de fala podem ocorrer por causas diversas, mas em especial a apraxia da fala é uma condição em que se torna difícil ou impossível mover a boca ou língua para falar. Isso ocorre mesmo quando uma criança tem o desejo de falar. É como se os músculos da boca e língua não obedecessem e não conseguissem formar palavras.

Existem duas formas de desenvolver o problema: pode ocorrer em qualquer idade se houver alguma lesão neurológica que faz com que a criança, ou até já na idade adulta, perca a capacidade da fala que tinha antes. Já a apraxia de desenvolvimento está presente desde o nascimento e afeta a capacidade dos pequenos em formar sons e palavras.

A apraxia pode ser causada por distúrbios ou danos cerebrais, e é comum que ocorra ainda com uma outra doença chamada afasia. Dependendo da causa da apraxia, outros problemas cerebrais ou do sistema nervoso podem aparecer também.

Por isso que, alguns dos sintomas que merecem atenção:

  • Distorção ou repetição de palavras ou sons
  • Ficar sem fala
  • Dificuldade de organizar as palavras na ordem correta
  • Dificuldade na pronúncia
  • Dificuldade na dicção com trocas de sílabas das palavras mais compridas
  • Apresentar capacidade melhor para escrever do que de falar

O diagnóstico em crianças com menos de dois anos de idade é mais difícil já que antes dessa idade eles não conseguem compreender as instruções específicas para cumprir as tarefas essenciais para fechar o diagnóstico.

De todo modo, qualquer atenção é extremamente necessária já que a intervenção precoce é essencial para o resultado do tratamento fonoaudiológico que deve contar com a ajuda e interação dos pais para observar e receber as orientações de entender o tratamento em casa.

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Sobre o Autor

Me chamo Ana Lúcia Duran e sou fonoaudióloga clínica graduada pela UNIFESP/ Escola Paulista de Medicina e pós graduada em psicomotricidade. Atuo na área educacional e sou responsável pelo projeto oficina de linguagem do colégio Cermac/ vencedor do PNGE – Prêmio Nacional de Gestão Educacional/2015.