O mês de junho é reconhecido no Brasil pela festa junina, uma das mais importantes celebrações culturais do país. Introduzida como uma herança da colonização religiosa católica, que homenageia Santo Antônio e São João, a festa embarca principalmente as crianças.
“A festa junina faz parte da formação social e educacional das crianças. Essa tradição segue viva por meio das danças, brincadeiras, comidas típicas, vestimentas e demais símbolos que enriquecem o imaginário popular de histórias e cores.
A celebração é um prato cheio para ensinar cultura popular e o folclore brasileiro de forma lúdica”, conta Maria Cecilia Lins, diretora executiva e fundadora do Pró-Saber SP, organização social responsável por uma biblioteca infanto juvenil localizada em Paraisópolis, a 2º maior comunidade do Brasil, em São Paulo.
O espaço reúne mais de 19 mil livros direcionados a crianças e jovens, além de ser palco de programas educacionais de contraturno escolar focados na leitura e na brincadeira.
No intuito de aproximar as crianças dessas festividades, o Pró-Saber SP compartilha uma lista de 5 livros sobre o tema. Todos estão disponíveis na biblioteca da organização. Confira!
1 – Sertão das Arábias – Fábio Sombra
Neste livro de Fábio Sombra, a criança pode se divertir com as sete viagens do vaqueiro Sibá Romão e se encantar com o menino Raimundim e sua lamparina velha. Na história, Vavá descobre sem querer um grande tesouro guardado por um bando de cangaceiros.
Fábio Sombra foi criado na Urca, no Rio de Janeiro, mas, passava férias no sítio da família, em Minas Gerais. Esse contato com a roça, serviu de inspiração para o autor criar essa releitura de alguns contos das “Mil e Uma Noites”.
2- Coração Musical de Bumba meu Boi – Heloisa Prieto e Ilustração de Jô Oliveira
Em “Coração Musical de Bumba meu Boi”, Heloisa Prieto faz o leitor se envolver com versos repletos de serestas, segredos de violeiros e cavaleiros em jornadas de mundos que parecem distantes.
A história resgata a tradição de Bumba meu boi, um Patrimônio Cultural do Brasil, bastante conhecido na região Norte e Nordeste do país, que também possui celebração no final de junho. Na narrativa, a autora percorre as obras de Mário de Andrade e Guimarães Rosa e revisita o universo mágico da sua infância.
3- Arraial do Haicai – Fabíola Braga e Ilustração de Vanessa Prezoto
Por meio da estrutura poética, comum no Japão, Haicai, o livro trata, de forma lúdica, da comemoração de um arraial, explorando tradições, brincadeiras e comidas típicas brasileiras.
A obra traz várias ilustrações e é bastante colorido, utilizando vários recursos visuais. Com isso, cada página possui poucas linhas de textos. Essa é uma excelente sugestão para as crianças mais novas.
4- Ciranda Brasileira – Elias José e Xilogravuras de J. Borges
O livro traz poemas inspirados no folclore do norte-nordeste do Brasil, acompanhados das xilogravuras do mestre J. Borges, reconhecido e reverenciado no país e no exterior. Lampião, Bumba-meu-boi e o Frevo são alguns dos temas.
Mais do que um livro de poemas, “Ciranda Brasileira” exalta a cultura e a arte do Brasil. Vale lembrar que o livro faz parte da coleção Mistura Brasileira, que ainda conta com mais títulos.
5- Festa de São João – Lúcia Pimentel Góes e Ilustração de Théo Siqueira01
Lúcia Pimentel Góes é autora de mais de 160 livros. Desta vez, o tema é a “festa de São João”. Com muita música, decoração e fogueira, o livro celebra a festa que todos os brasileiros têm a tradição de comemorar no mês de junho. Totalmente ilustrado para crianças, a obra resgata costumes tradicionais dessa deliciosa festa.