Mamães e papais com filhos entre 04 a 13 anos terão uma ótima oportunidade de aproximar e inserir seus pequenos à uma vida mais saudável por meio da atividade física. No dia 13 de outubro, a Kid’s Race, versão infantil da Spartan Race Brasil, será realizada pela primeira vez no Brasil e irá reunir os pequenos para desafios exclusivos.

Estudos divulgados pelo Hospital Israelita A. Einstein, apontam que mais de 2 milhões de crianças são diagnosticadas com obesidade infantil, por ano, no Brasil. A condição pode causar problemas como diabetes, pressão arterial alta e níveis elevados de colesterol. Os maus hábitos alimentares e o baixo nível de condicionamento físico são os principais vilões desta situação.

Além dos benefícios à saúde, as atividades físicas são fundamentais no desenvolvimento social e cognitivo dos pequenos. É o que explica Renata Senine, professora de educação física há 15 anos. “Crianças que têm contato com atividades físicas tendem a estar mais bem preparadas para lidar com situações de vitória e derrota. O esporte é um momento de interação e convívio com outras crianças, contribuindo para a sociabilização e pela formação do caráter do indivíduo”.

Ela também ressalta que “é perceptível as diferenças na coordenação motora, agilidade e flexibilidade entre as crianças que praticam atividades físicas, daquelas que mantém uma rotina mais à frente de computadores e videogames”.

Mas, vale lembrar que há cuidados e necessidades especiais ao introduzir os exercícios físicos a cada etapa da infância. “É importante mencionar que a idade não determina a performance e sim a forma de execução da atividade. O recomendável é que até os 13 anos os exercícios sejam mais lúdicos, mas sempre trabalhando as habilidades de correr, saltar e lançar”, conclui.

Respeitando este cenário a Kid’s Race estará dividida em três categorias: provas de 800m, para crianças de 04 a 06 anos; 1.600m para crianças de 07 a 09 anos e de 3.200m para as crianças de 10 a 13 anos. Em todas as etapas os pais podem acompanhar. 

As inscrições da Race Kids, assim como as da Spartan Race Brasil já podem ser feitas pelo site www.spartanracebrasil.com.br até o dia 07 de outubro.

Serviço:

Spartan Race Brasil

Local: Autódromo de Interlagos
Endereço: Av. Sen. Teotônio Vilela, 261 Interlagos, São Paulo – SP, 04801-010
Data: 13 de outubro de 2019
Largadas a partir das: 7 horas

Compartilhe.

Sobre o Autor