Às 16h de 15 de outubro (sábado), o Núcleo de Artes Cênicas, Literatura e Música do Itaú Cultura retoma a programação presencial para crianças com o espetáculo Jogo de imaginar, da Cia Barracão Cultural. Em uma viagem pela história do teatro, da Grécia Antiga ao Teatro Experimental do Negro, de Abdias do Nascimento, no Brasil, a peça parte de uma situação lúdica e poética: um menino negro busca sua origem tendo um único objeto como pista, a máscara de seu avô.  

Escrito por Lucas Moura, com direção de Thais Medeiros e idealizado pela Barracão Cultural, o espetáculo é realizado exclusivamente para esta temporada com caráter formativo. Ele será apresentado todos os sábados e domingos até 11 de dezembro, na Sala Vermelha, no terceiro andar da instituição. Os ingressos ficam disponíveis a partir do dia 5 de outubro (quarta-feira) no site do Itaú Cultural.

“Estamos muito felizes com a retomada da programação teatral presencial. Há tempos temos o desejo de trazer para as crianças uma peça com conteúdo do próprio teatro”, conta Galiana Brasil, gerente do Núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural. “A parceria com o coletivo Barracão Cultural é uma oportunidade de contar uma história plural, iluminando a origem do teatro para além da narrativa grega e trazendo aspectos brasileiros”, completa ela. 

Jogo de Imaginar leva o público para uma brincadeira de imaginação, com a história de Eulindo, que não conhece a sua origem. Ele sabe apenas que o seu avô não era uma pessoa comum, era um homem muito esperto e teve muitas profissões. O menino se pergunta como uma pessoa conseguia ter tantas tarefas em uma vida só e quais seriam elas. Mas a única coisa que herdou dele foi o pedaço de uma máscara. Na tentativa de encontrar respostas, Eulindo acaba entrando em um teatro, o que faz com que a busca por seu avô se transforme em uma grande aventura de descobertas das origens do teatro e da sua própria ancestralidade negra.

Ele vai para o Egito e a Grécia antiga, visita os homens das cavernas, aprecia a Commédia Del’Arte, peças de Shakespeare, do teatro Nô e as tradições do teatro nas Américas. Por fim, chega no Teatro Experimental do Negro, criado por Abdias do Nascimento (1914-2011).

Abdias foi um escritor, artista visual, teatrólogo, político e poeta brasileiro. Um dos maiores ativistas dos direitos civis e humanos das populações negras, deixou um legado de lutas pelo povo afrodescendente no Brasil. Em 2016, ele foi homenageado em uma mostra da série Ocupação Itaú Cultural. Além desta, a peça faz conexões com outras ocupações, como a que, em 2021, homenageou o palhaço e grande empreendedor negro do Circo no início do século XX, Benjamim de Oliveira (1870-1954).

Para Eloisa Elena, coordenadora geral do espetáculo, ao contar a história de Eulindo a peça nos mostra outras manifestações artísticas e culturais de diferentes povos, para além do que conhecemos como sendo a origem do teatro. “As manifestações cênicas estiveram presentes nas apresentações da Grécia Antiga, assim como nas tradições orais da África, nos povos ameríndios que utilizavam máscaras, realizavam danças e músicas para fazerem seus rituais junto aos seus Deuses”, conta ela.

“Essa peça mostra como o teatro se manifesta em diferentes povos e culturas ao longo da história da humanidade. Esse é o link com Eulindo, um menino negro que não conhece sua origem e a sua ancestralidade”, completa. Eloisa diz, ainda, que a expectativa é que as crianças negras se vejam ali representadas pela história do protagonista. “Acreditamos que se identificarão com aquilo que estão assistindo, pois existe um número muito grande de pessoas negras, principalmente no Brasil, que sofreram um apagamento de suas histórias e de seus povos desde a época da escravidão”.

A pedido do Itaú Cultural, o espetáculo foi preparado com uma proposta de formação de público, para despertar o interesse das crianças pelo teatro. “Foi o caminho que a gente seguiu para chegar ao espetáculo, pois teríamos milhares de possibilidades para essa formação de público. A gente fala do teatro como o lugar da imaginação, onde é celebrado um pacto entre os atuantes e os espectadores. Esse pacto faz com que ambos os lados se permitam sonhar, imaginar e inventar o aqui e o agora”, conclui 

Sobre a Barracão Cultural

É um núcleo de criação e produção que tem como proposta realizar projetos que priorizem a pesquisa de temas e de linguagem, que sejam acessíveis e atendam a diferentes públicos. Desenvolve há mais de 20 anos um exercício permanente de criação e produção de espetáculos, que obtiveram excelente acolhida de crítica e público.

Faz parte do repertório da Barracão Cultural espetáculos para o público adulto, infanto-juvenil e espetáculos concebidos para ruas e espaços abertos, como Um arco-íris colorindo o céu, ENTRE, Nós, A Condessa e o Bandoleiro, On Love, Já pra Cama!, A Mulher que Ri, Facas nas Galinhas, Cacoete, entre outros.

O grupo participou de importantes festivais e mostras nacionais, como Festival Internacional de Teatro de Curitiba, VAC – Verão Arte Contemporânea BH, FESTLIP – RJ, Festival de Londrina, Festival de Teatro de São José do Rio Preto, Festival de Campo Grande e Dourados. Seus espetáculos ganharam ou foram indicados para os Prêmios Shell, APCA, São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (FEMSA) e Cooperativa Paulista de Teatro.

Serviço:

Espetáculo: Jogo de Imaginar

Quando: De 15 de outubro a 11 de dezembro (sábados e domingos), às 16h
Local: Sala Vermelha (3º andar do Itaú Cultural)
Duração: 50 minutos
Capacidade: 70 pessoas
Classificação Indicativa: Livre

Gratuito

Reservas pela plataforma INTI a partir do dia 5 de outubro (acesso pelo site)

Compartilhe.

Sobre o Autor