Imagine poder ver detalhes da famosa tela Guernica bem de perto e explorar a partir de diversos ângulos a obra mais famosa de Pablo Picasso, gênio do cubismo. Imagine poder acompanhar a evolução, fase a fase, do maior artista plástico do século XX. Imagine poder entrar na mente do pioneiro da arte moderna.

Imagine Picasso é uma exposição imersiva única, que desembarca no Brasil em data especial: 2023 marca os 50 anos da morte do artista espanhol. A mostra fica em cartaz em São Paulo, de 9 de março a 18 de junho, no MorumbiShopping, depois de passar por Lyon (França), Quebec e Vancouver (Canadá), Atlanta e San Francisco (EUA) e Madri (Espanha), com sucesso de público por onde passou. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria oficial no MorumbiShopping, sem cobrança de taxa de serviço e pelo site.

Criada por Annabelle Mauger e Julien Baron, em colaboração com a historiadora de arte Androula Michaël e com o arquiteto Rudy Ricciotti – vencedor do Grand Prix National d’Architecture, da França –, a mostra foi produzida pela Encore Productions (França), uma empresa do grupo Fimalac Entertainment, e apresentada no Brasil pela Dueto Produções. Imagine Picasso conta com a autorização da Picasso Administration.

Pioneiro na projeção de suas próprias obras, Pablo Picasso autorizou a projeção audiovisual de suas pinturas em Les Halles Baltard, na França, em 1971. Como disse seu biógrafo Pierre Cabanne em Le siècle de Picasso (1979): “Uma mostra notável, em que as obras de Picasso foram exibidas uma após a outra em 10 telas em semicírculo, para um público cativo. As crianças ficaram encantadas e mostraram sua alegria com aquele caleidoscópio selvagem e bizarro… A técnica usada em Halles permitia ver de relance os aspectos antagônicos e complementares de um mesmo objeto. Simplesmente o processo do cubismo em movimento […] o estilo fragmentado de Picasso assume dimensões épicas nas telas de Les Halles”.

Por meio da Image Totale© – conceito original e pioneiro por trás das exposições imersivas, criado em 1977 pelo jornalista e fotógrafo francês Albert Plécy –, as obras são digitalizadas e projetadas em multissuperfícies, cuja disposição lembra as dobras e formas de origamis que chegam a alcançar até 8 metros de altura, no projeto cenográfico assinado pelo premiado arquiteto Ricciotti.

As ampliações monumentais replicadas em volumes e tamanhos diversos, ora na diagonal, ora em declive, criam uma nova topografia que excede as linhas verticais e horizontais da parede lisa, promovendo uma justaposição que aproxima a obra de Picasso e o visitante de maneira inédita. As projeções formam um conjunto que esculpe a obra, ao mesmo tempo que a liberta em termos de movimento e direção. Os detalhes surgem livres das limitações tradicionais e o efeito geral oferece um novo olhar sobre a obra de Picasso.

Cenografia e trilha sonora completam a experiência multissensorial e impactante, que permite andar entre as famosas pinturas com um novo olhar e renovar o encantamento pela obra do gênio espanhol.

“Fico sempre curioso para ver uma celebração em torno do trabalho do meu avô. Imagine Picasso é uma exposição imersiva nunca vista antes. Não é uma tentativa digital de fazer algo com Picasso, mas sim uma colaboração entre um artista e outros artistas. Seria impossível ver todas essas obras-primas reunidas em um único lugar. Meu avô sempre foi um pioneiro e tenho certeza de que se estivesse vivo, ficaria muito feliz em trabalhar neste projeto”, diz Olivier Widmaier Picasso, neto de Pablo Picasso. Por tudo isso, Imagine Picasso é uma experiência total, que se destaca de todas as outras exposições imersivas da atualidade – é uma instalação complexa, que propõe o encontro entre um grande artista e um grande arquiteto.

Os criadores – Imagine Picasso foi criada pelos diretores artísticos franceses Annabelle Mauger (neta de Plécy) e Julien Baron, responsáveis por exposições de sucesso como Imagine Van Gogh e Imagine Monet. “Tornar a obra de Pablo Picasso acessível a todos, não importa a idade, a cultura nem a língua do espectador – essa é nossa ideia e essa é a vantagem das exposições que propõem uma imersão na obra de um artista. Quando os curadores perguntavam a Picasso como deveriam apresentar seu trabalho, ele respondia: ‘mal’. Depois de várias conversas com a historiadora de arte Androula Michaël (curadora de arte independente, expert em Picasso e supervisora da exposição), chegamos à conclusão que essa maneira de apresentar ‘mal’ a obra de Picasso faria uma alusão à ‘desorganização’ do ateliê do artista, onde as telas estão apoiadas de qualquer jeito, na horizontal, de viés… A projeção em vídeo permite escapar a toda a gravidade terrestre e ao mesmo tempo democratizar a obra desse que é considerado um gênio inacessível. Imediatamente nos pareceu possível mostrar Les Demoiselle d’Avignon não na vertical, mas na horizontal. Essa imersão nos permite alcançar um outro olhar sobre a obra de Picasso, permite entrarmos nos detalhes do seu trabalho”, conta Annabelle.

Curadoria – A curadoria é assinada pela historiadora de arte Androula Michaël, especialista renomada nas obras e na carreira de Picasso. Entre as 200 obras selecionadas – muitas das quais não podem mais sair de onde estão expostas, seja Madri, Paris ou Nova York –, Androula não deixou de fora Primeira comunhão (1895), Ciência e caridade (1897), Retrato de Carlota Valdivia-La Celestina (1904), Família de acrobatas com macacos (1905), Menino carregando um cavalo (1906), As moças de Avignon (1907), Paul vestido de arlequim (1923), Minotauro puxando um carro (1936), Guernica (1937), As meninas (1957), os retratos das parceiras amorosas de Picasso, como Marie Thérèse Walter, Olga Khokhlova e Dora Maar, além dos próprios autorretratos do artista. As fases azul e rosa, o cubismo, o realismo e até o surrealismo ganham destaque na exposição.

Para a curadora, “Picasso quebrou todos os cânones da beleza convencional. Como artista contemporâneo, rompeu os limites entre as disciplinas artísticas – pintura, escultura, cerâmica, poesia, gravura e fotografia –, experimentou de tudo e em todos os campos, e trouxe novas soluções adaptadas ao seu tempo. Picasso colocou a arte a serviço da vida e se comprometeu com a paz e a justiça no mundo. Para além da questão das formas, colocou o ser humano com todas as suas complexidades no centro de suas preocupações. Ele tinha uma concepção muito contemporânea da arte, levando em consideração o processo que cria a obra, preocupando-se menos com o resultado final. Picasso levou a arte a suas possibilidades mais extremas, renovando o nosso olhar sobre o mundo contemporâneo”.

Público infantil – Crianças são mais do que bem-vindas à mostra, que conta com atividades especiais voltadas para o público infantil. Aos finais de semana, os pequenos poderão assistir a vídeos introdutórios sobre o artista e sua obra, antes das visitas. Essa programação pretende introduzir o público infantil no universo do criador que mudou a arte do século XX. “Quando eu tinha 15 anos, sabia desenhar como Rafael, mas precisei de uma vida inteira para aprender a desenhar como as crianças”, dizia o artista, em uma de suas famosas frases.

Você sabia? Alguns fatos sobre Picasso:

– O verdadeiro nome de Pablo Picasso era Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso.

– Em 1896, aos 15 anos, apresentou a sua primeira pintura, Primeira comunhão, em uma exposição na Barcelona Fine Arts.

– Picasso adorava cachorros. Lump, um dachshund de pelo liso, foi o mais famoso deles, retratado em muitas de suas obras, incluindo as mais famosas, como na série “As meninas segundo Velázquez” (a série completa está em exposição no Museu Picasso, de Barcelona). O cãozinho morreu uma semana antes do artista.

– Em 78 anos de trabalho, Picasso produziu mais de 120 mil obras de arte, entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e cerâmicas.

– Ele trabalhava com rapidez. Um raio X de Mulher nua em poltrona vermelha revelou que não há rascunho anterior às pinceladas. Há indícios de que a obra pode ter sido pintada de uma vez só, em um único dia.

– Pintada em 1937, a tela Guernica é considerada a obra mais famosa do artista. Retrata os horrores da guerra imaginados por Picasso quando soube do bombardeio alemão à pequena cidade basca Guernica, na Espanha.

Serviço:

IMAGINE PICASSO BRASIL – A Exposição Imersiva

Data: de 09/03 a 18/06
Horário:  segundas a quintas, das 10h às 22h ,sextas e sábados, das 10h às 23h e aos domingos e feriados, das 10h às 21h
Faixa etária: Livre – Menores de 12 anos entram acompanhados por seus responsáveis. *Sujeito a alteração por decisão judicial.
Endereço: Piso G4 – Av. Roque Petroni Jr., 1089 – Estacionamento G4 – São Paulo, SP
Horário de funcionamento do shopping: Segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados, das 14h às 20h
Ingresso: Bilheteria oficial no MorumbiShopping, sem cobrança de taxa de serviço (Atenção: a bilheteria encerra uma hora antes do fechamento da exposição) e no site

Compartilhe.

Sobre o Autor