Você já se perguntou por que seu filho prefere uma caixa de papelão ao invés de um brinquedo chamativo que tenha vindo dentro dela?

Brinquedos caros e chamativos, embora muito atrativos, não oferecem as infinitas possibilidades que a caixa oferece. Seu bebê gosta de usar todos seus sentidos durante a brincadeira. Com a caixa, ele consegue usar suas habilidades motoras e cognitivas em desenvolvimento para agarrar, sacudir e colocar as coisas dentro! Se for uma caixa grande o suficiente, seu filho pode até entrar nela e explorar seu interior!

Caixas de papelão e outros objetos simples permitem que seu filho brinque livremente. Isso, por sua vez, o ajuda a continuar desenvolvendo as habilidades cognitivas, motoras e até socioafetivas. Então, à medida que seu filho cresce, ele será capaz de se envolver em brincadeiras simbólicas, nas quais esses mesmos objetos não apenas permitem a manipulação, mas podem se tornar uma casa, um forte, uma espaçonave – tudo é possível!

Dos 4 aos 6 meses de idade, as crianças se tornam capazes de transferir objetos de uma mão para a outra. Com cerca de 7 a 9 meses de idade, elas conseguem manipular os objetos sacudindo-os, batendo neles e até jogando-os no chão, o que as leva a aprender sobre causa e efeito. Dos 10 aos 12 meses, a coordenação motora fina começa a evoluir, e elas começam a praticar o uso do movimento de pinça. Dos 13 aos 18 meses de idade, as crianças conseguem manipular os objetos, empilhá-los e até mesmo moldar argila. Então, entre os 18 e os 24 meses de idade, elas começam a se envolver em brincadeiras simbólicas, usando objetos para representar outros objetos.

Caixas de papelão oferecem ao seu pequeno cientista a oportunidade de praticar muitos dos marcos acima, incluindo a permanência do objeto, a manipulação e as brincadeiras de faz-de-conta. Esta é a razão pela qual seu filho prefere uma caixa e um papel de presente barulhento ao invés do brinquedo que vem dentro dela. Mas isso não significa que você deva parar de comprar brinquedos para o seu bebê – há muitos brinquedos simples que podem oferecer ao seu filho horas de diversão, promovendo a conquista dos marcos de desenvolvimento.

Ao escolher um brinquedo para o seu filho, faça as seguintes perguntas:

– Este brinquedo oferece muitas possibilidades de uso? Escolha brinquedos como blocos, copos ou cubos de empilhar.

– O brinquedo permitirá que meu filho pratique novas habilidades e a resolução de problemas? Escolha quebra-cabeças com peças grandes, cubos de encaixe com formas geométricas, tinta e argila.

– O brinquedo será relevante em diferentes fases do desenvolvimento do meu filho? Escolha figuras de plástico, bichinhos de pelúcia, casas de boneca, carrinhos de brinquedo.

– O brinquedo ensinará habilidades para a vida? Escolha pratos e talheres de plástico, telefones de brinquedo, materiais de limpeza infantis e instrumentos musicais adequados à idade dele.

– O brinquedo estimulará a imaginação do meu filho? Escolha fantasias, tecidos reciclados ou até mesmo a famosa caixa de papelão.

Texto: Divulgação Kinedu

Compartilhe.

Sobre o Autor