É tempo de tirar a fantasia do armário, jogar confete para o alto e curtir o Carnaval com os pequenos. Com programações para o público infantil, como blocos e bailes, é preciso se atentar aos cuidados direcionados a eles.

Já parou para pensar que pode ser difícil, por exemplo, encontrar algo para comer enquanto curtem a folia? Além disso, o tempo quente pode fazer com as crianças sofram com desidratação, devido ao gasto de energia durante o dia.

É preciso ficar atenta para aproveitar o período da melhor forma possível. Para a pediatra Maria Laura Oliveira Joia, do Grupo Prontobaby, a dica é não esperar o seu filho pedir água, mas sim oferecer antes.

“A criança, muitas vezes, por estar envolvida em atividades e brincadeiras, esquece de falar que está com sede. Por isso, cabe ao adulto oferecer líquido o tempo todo”, pontua a especialista. 

O alerta vai para os sinais de desidratação, que acontecem quando há pouca água no organismo. “Lábios ressecados, urina escura e em menor quantidade, olhos fundos, sonolência, ausência de lágrima, agitação excessiva, respiração e frequência cardíaca aumentadas são sintomas de que há algo errado”, comenta a pediatra.

Bebês e crianças podem ficar desidratados mais facilmente que os adolescentes e adultos, já que perdem mais rapidamente os fluidos corporais. Por isso, em caso de sintomas indicativos, é recomendado que a criança seja levada para o pediatra para diagnóstico e tratamento mais adequado.

“Vale ressaltar que o consumo ideal de líquidos varia conforme a idade. Em média, de 800 ml a 1.5 l”, sinaliza.

Na hora de comer, aposte em alimentos levados de casa. “Frutas, sucos e água de coco são os mais indicados. Evite frituras, gorduras e embutidos pelo risco de vômitos e diarreia, que também levam à desidratação”, esclarece a Dra. Maria Laura ao sugerir que sejam armazenados em bolsas térmicas para manter a refrigeração.

Ao escolher a fantasia, dê preferência aos tecidos leves, como o algodão. Nos pés, aposte em um sapato seguro e confortável para a criança. Em relação às espumas, tintas, maquiagens, os cuidados devem ser redobrados.

“O produto, além de poder causar alergia e irritação na pele e nos olhos, não pode ser inalado, ingerido ou ter contato com boca e mucosas. Os pais devem ficar atentos ao controle e fiscalização da Anvisa, além de sempre dar preferência aos produtos de fácil remoção com água”, explica.

Por fim, a pediatra orienta o uso de pulseira de identificação nas crianças, antes de sair de casa. “Nela, não se esqueça de incluir informações importantes, como nome, telefone dos pais, se é portador de alguma necessidade especial ou autismo, e se tem alguma alergia”.

Compartilhe.

Sobre o Autor