No primeiro fim de semana de junho, dias 4 e 5, a família tem três opções de atividades para curtir na programação do Itaú Cultural: o IC para Crianças, o Palco Virtual para Crianças e o Arte na Rua. As duas primeiras são atividades online. Nelas, os participantes aprendem a criar mini cenários, bonecos e figurinos, com a educadora e historiadora Jéssica Nascimento, e assistem o espetáculo Os filhos de Iauaretê, a onça-rei, da Cia. Pé do Ouvido. A terceira, como o nome sugere, é presencial e conta com a apresentação da performance Concerto para La Ursa, da Cia. Brasílica.

IC para Crianças

A Construção de Uma Mini Tenda de Circo é a brincadeira que a educadora e historiadora Jéssica Nascimento comanda em novo episódio da série, que vai ao ar às 11h do sábado, dia 4. No vídeo, ela ensina os espectadores a criarem uma pequena tenda circense, usando um guarda-chuva, tecidos coloridos, tesoura, papel e barbante. A proposta é fazer uma homenagem ao circo, espaço de fantasia, palhaçada e magia.

O projeto IC para Crianças é desenvolvido pelo Núcleo de Educação e Relacionamento da organização. Criado no início da pandemia para atender a demanda dos pequenos em casa, ele é hoje uma ferramenta acessível e democrática, que pode ser acessada por crianças de todo o Brasil. Todos os episódios do projeto podem ser acessados no Youtube da organização, incluindo a temporada anterior, dedicada ao circo.

Palco Virtual para Criança

De 5 de junho (domingo), às 11h, até o dia 26, o público pode assistir à Os filhos de Iauaretê, a onça-rei, primeiro espetáculo da Cia. Pé do Ouvido. A história gira em torno de dois irmãos muito diferentes, filhos da onça-rei Iauaretê e da bela indígena Kamakuã.

Juruá é um excelente caçador, que passa a destruir a mata para se sentir mais poderoso do que os outros. Iauaretê-Mirim é um solitário canoeiro e vive buscando o sol e caçando as estrelas. Por isso, segue a jornada para se tornar pajé. Por meio dos caminhos opostos desses irmãos, a proposta é refletir sobre o bem viver entre as pessoas e a Terra.

A Cia. Pé do Ouvido foi criada em 2013 pelas contadoras de história e atrizes Débora Sperl e Lilia Nemes, para compartilhar contos da tradição oral de diversos povos, estimulando sua recriação no imaginário de cada um. A dupla já participou de programas como o Viagem Literária e o SESI Literatura Viva, além de gravar histórias no programa de televisão Quintal da Cultura, da TV Cultura.

Arte na Rua

Em Concerto para La Ursa, a Cia Brasílica se transforma e traz para a Avenida Paulista a personagem da La Ursa, que na cultura popular pede dinheiro e importuna foliões e crianças pelas ruas durante o carnaval de Pernambuco. A apresentação acontece na calçada do Itaú Cultural, no dia 5, em dois horários: às 13h e às 15h.

Na performance, a personagem analisa a sobrevivência dos artistas das danças de matriz tradicional brasileira no cenário mercadológico do século XXI. Estando na avenida que simboliza o centro financeiro de São Paulo, a Companhia questiona a visibilidade e o lugar comercial dos profissionais das artes, que usam as culturas tradicionais como linguagem para sobreviverem no mercado da dança.

A Cia Brasílica foi fundada em 2006 por Deca Madureira e Lucila Poppi. As atividades tiveram início com um grupo de estudos, que tinha a finalidade de levantar as inter-relações possíveis das danças e ritmos populares brasileiros no contexto paulistano, levantando material teórico, promovendo discussões, aulas de dança e percussão e intervenções artísticas.

Serviço:

IC para Crianças

Quando: 4 de junho
Horário:  às 11h
Local: www.youtube.com/itaucultural
Classificação: livre

Palco Virtual

Quando: De 5 à 26 de junho
Duração:  60 minutos
Local: www.youtube.com/itaucultural e www.itaucultural.org.br
Classificação: 10 anos

Arte na Rua: Concerto para La Ursa – com Cia Brasílica

Quando:  5 de junho
Horário:  às 13h e 15h
Duração: 15 minutos aproximadamente
Local: calçada do Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149
Classificação: livre

Compartilhe.

Sobre o Autor